Como construir uma landing page de sucesso

A construção de uma Landing Page eficiente é uma etapa bem importante dentro das estratégias definidas de marketing digital . 

A página de captura (tradução de ‘Landing page’), quando bem planejada, pode transformar visitantes em leads, aumentar conversões e maximizar o ROI dos valores investidos nas campanhas. 

Mas, no meio do caminho, muitas empresas se perdem e cometem erros ao criar suas Landing Pages, resultando em uma péssima experiência de usuário e baixos índices de conversão. 

Por isso, para te ajudar a garantir que sua landing page seja bem-sucedida, listamos 6 dicas essenciais que você deve seguir.

Vamos conferir!

1-Defina um objetivo claro

A nossa primeira dica para construir uma landing page de sucesso é ter um objetivo claro.

Se questione, da seguinte forma: o que eu desejo alcançar com a página? 

Seja gerar leads, fazer uma venda, promover um evento ou até mesmo oferecer um conteúdo gratuito, é essencial que a sua Landing Page tenha uma mensagem única que se alinha ao seu objetivo. 

O foco é manter os visitantes concentrados na ação que você deseja que eles realizem.

Isso significa que tudo na página deve ser relevante para o objetivo principal. Títulos, descrições e imagens devem estar centrados no que você está oferecendo e no que o visitante ganha ao fazer a ação desejada.

Aqui vai um exemplo: Se você está oferecendo um e-book gratuito, seu objetivo é capturar informações de contato (como o e-mail).

 Então, a landing page deve ser otimizada para esse único objetivo.

2-Crie um título impactante

O título da sua landing page é a primeira coisa que os visitantes vão ler, e sua importância não pode ser esquecida. 

Um bom título deve ser claro, direto e chamar a atenção do usuário de forma imediata. 

Ele deve comunicar o valor do que está sendo oferecido e motivar o visitante a continuar na página.

Um bom título deve ser:

-Claro e objetivo: Evite jargões ou termos vagos. Use sempre uma linguagem simples.

-Direto ao ponto: O visitante deve saber exatamente o que esperar.

-Persuasivo: Destaque os benefícios da oferta ou ação.

3- Use provas sociais e depoimentos

A prova social é um dos gatilhos mais poderosos de persuasão no marketing. 

Quando os visitantes veem que outras pessoas estão engajadas com sua oferta ou que sua marca é confiável, eles tem mais chances de seguir em frente com a venda.

Você pode adicionar depoimentos, avaliações ou estudos de caso na sua Landing page. Isso pode incluir frases de clientes satisfeitos, avaliações de produtos ou até a quantidade de pessoas que já se inscreveram para sua oferta. 

Mostrando que outras pessoas confiam em você, isso reforça a credibilidade e aumenta as chances de conversão.

Dica extra: Lembre-se de certificar de que os depoimentos sejam genuínos e específicos. 

4- Otimize o design 

O design da Landing page deve ser simples, mas altamente focado na conversão.

Elementos de design devem ser usados para guiar o usuário até o objetivo final sem distrações.

A seguir estão alguns pontos importantes para uma landing page de sucesso!

-Chamadas para ação (CTAs): Use CTA´s claras e visíveis, como “Baixe Agora” ou “Inscreva-se Já”. Eles devem estar em destaque na página.

-Botões grandes e chamativos: Os botões devem ser facilmente identificáveis e estar em locais estratégicos, como acima da dobra da página (sem precisar rolar para baixo).

-Espaço em branco: O uso de espaços em branco ajuda a evitar a sobrecarga de informações e destaca os elementos principais da página.

-Design responsivo: Garanta que sua landing page funcione bem tanto em dispositivos móveis quanto em desktops.

5-Mantenha o formulário simples

Os formulários são o ponto alto de muitas Landing Pages, especialmente quando o objetivo é gerar leads. 

No entanto, quanto mais longo e complexo for o formulário, menor será a taxa de conversão. 

A regra de ouro é: quanto menos informações você pedir, maior a chance de o visitante se inscrever.

Solicite apenas as informações essenciais. Muitas vezes, pedir apenas o nome e o e-mail já é suficiente para iniciar um relacionamento com o lead. 

Você pode coletar mais informações em um momento posterior, quando o visitante estiver mais engajado.

.

6-Teste e otimize 

A construção de uma Landing Page de sucesso não é um processo único, mas contínuo.

Uma página de destino bem otimizada precisa passar por testes A/B regulares para identificar o que funciona melhor com seu público. 

Procure testar diferentes elementos, como:

-Títulos: Teste variações do seu título para ver qual gera mais engajamento.

-CTA´s: Experimente diferentes textos e cores para seus botões de chamada para ação.

-Imagens e Vídeos: Às vezes, uma imagem pode ser mais impactante que um vídeo, ou vice-versa. Teste para entender o que funciona melhor para seu público.

Ferramentas úteis: Ferramentas como Google Optimize, Unbounce e Optimizely permitem que você realize testes A/B de forma eficiente.

Como vimos até aqui, construir uma Landing Page de sucesso não é uma tarefa muito simples, mas é essencial se quiser alcançar seus objetivos de marketing. 

A grande chave é a constante melhoria e adaptação de acordo com os dados que você coleta durante o processo.

Se ficou com dúvidas maiores e quer ajuda profissional para construir sua Landing Page, conte com a Inside Digital.Entre em contato e conheça mais sobre nossos serviços.

Anterior Como melhorar as vendas do e-commerce com SEO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *